sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Qual o melhor roteador wireless?

















O melhor roteador wireless é aquele que oferece maior alcance, garantia e bom preço. Falando assim, parece difícil escolher, não é? Nem tanto, se você souber de algumas dicas básicas para não cair em armadilhas:

  1. Dê preferência à marcas conhecidas como Dlink, Linksys ou Siemens. Modelos destes fabricantes são muito fáceis de encontrar na Kalunga, Extra e na Santa Ifigênia. Em setembro/2009 o custo desses aparelhos gira em torno de 180 reais (tecnologia 802G). Aparelhos com tecnologia 802N custam um pouco mais.
  2. Veja se o roteador wireless está lacrado e com o plástico transparente intacto. Em algumas lojas da Santa Ifigênia e em locais como Stand Center é comum venderem roteadores Dlink e Linksys recondicionados ou importados ilegalmente. Sempre peça nota fiscal do aparelho e veja se o equipamento foi homologado pela Anatel através do selo que vêm colado no aparelho.
  3. Evite as marcas TP-Link, Encore e outros fabricantes desconhecidos. O barato sairá caro, pois são equipamentos que apresentam muitos defeitos. Alguns, não funcionam ao tirar o aparleho da caixa e outros apresentam defeitos após um curto período de tempo.
  4. Verifique se o router vêm com um cabo de rede, manual ou CD de instalação.
  5. Para configurar o roteador para Speedy, selecione a opção PPOE. Para Net Vírtua, a configuração correta é Dynamic IP Adress. Se você tiver dificuldades em configurar seu aparelho ou gostaria que um profissional efetuasse o serviço, entre em contato com nossa empresa para fazer a configuração (http://www.manutencaodecomputadores.com.br/) através do telefone 5082-2752 ou 2097-6014.
  6. O transmissor wireless do roteador alcança aproximadamente 20 metros em linha reta, atravessa três paredes ou uma laje, sem perder significativamente a intensidade do sinal. Se os computadores estiverem mais distantes do que isto, talvez seja necessário usar cabo ou investir num repetidor wireless.
  7. Telefones sem fio funcionando a 2.4 GHz e aparelhos de micro-ondas costumam causar interferências no sinal wireless. Se você tiver dificuldade em conectar seu computador ao roteador, pode ser que seja necessário mudar estes aparelhos de lugar.
  8. O melhor local para colocar o roteador quase sempre não é o mais estético. Ele deve ficar o mais alto possível, mais ou menos à mesma distância de todos os computadores. Obrigatoriamente, ele deve ficar junto ao modem banda larga.
  9. Não adianta comprar os novos roteadores 802N (com maior alcance), se seu notebook ou adaptador wireless USB não tem esta tecnologia. Os dois têm que conversar na mesma língua.
  10. Se seu computador de mesa não tem originalmente um receptor wireless, é possível adquirir uma placa PCI ou USB wireless para que ele receba o sinal do roteador.
  11. Se tudo der certo, você poderá acessar a Internet de qualquer lugar de sua casa ou escritório. Tome cuidado para deixar a rede wireless 'fechada', usando criptografia (WEP ou WPA) para evitar que vizinhos naveguem às suas custas.

Nenhum comentário: